top of page

Trilha Castelos do Açu com 2232 metros de altitude -RJ

Quem me conhece sabe que eu sou APAIXONADA pela natureza e estar em contato com muito verde, montanhas e longe do desespero da cidade me faz ficar fascinada. Além disso, trilhar é algo que AMO fazer, não só pela paz e pelos desafios mas pelas amizades incríveis que conquistei em cada trilha. Pessoas que são felizes sabendo apreciar o lado mais simples da vida, que observam com admiração e respeito tudo que Deus criou. No Sábado, dia 19 de Novembro, foi dia de trilhar com a galera do "Trilheiros Cabo Frio" e "Partiu Trilha" e nosso destino foi Petrópolis - RJ, onde iriamos conhecer os Portais de Hércules, um lugar grandioso, como o nome já sugere. Um dos mirantes mais bonitos da Serra dos Órgãos. Confesso que quando me falaram que seria 8hrs de trilha pesada eu me assustei um pouco. Chegamos no local e o tempo estava nublado dando toda a certeza de que iria chover. Isso não desanimou a turma e subimos em direção ao Hércules com capas e casacos. No começo da trilha eu já estava me perguntando o que estava fazendo ali, porque seriam HORAS subindo, subindo, subindo... e minha ultima trilha tinha sido em Setembro, eu não sabia se iria aguentar, acho que parei umas 10 vezes para me recuperar, mantive o ritmo com a galera da frente, porque se ficasse por ultimo eu iria me desesperar quando precisasse parar. hahah Uso essa tática, sempre fica uma galera mais tranquila atrás, cada um faz a trilha no seu ritmo, respeitando os seus limites, eu sigo os da frente e quando preciso descansar paro em qualquer canto, com garantia de que vem gente atrás caso eu precise e não vou estar sozinha com risco de me perder pelo caminho. Eu não fazia ideia do que era um TOTEM e do porque ter várias daquelas pedras pelo caminho, então provavelmente eu iria me perder se ficasse por ultimo. Confesso que das paradas, muitas foram para guardar o visual daquele lugar, é simplesmente mágico! Perto de chegar nos Castelos do Açu o tempo estava com muita neblina e ventando, foi quando eu me afastei da galera da frente, e da galera de trás, fiquei no meio e decidi ir caminhando sozinha... estava claro, céu limpo e do nada chegou uma parte neblinosa e com um vento que parecia q iria me carregar. Advinha? Não encarei, sentei na árvore e fiquei esperando a galera de trás chegar para me acompanhar. Chegaram e seguimos... O frio começou a ficar insuportável e a sensação térmica era de 0ºc, eu estava com 2 trilheiros e pensamos em desistir, pois corria risco de ter uma hipotermia, já que estávamos com nossos pés molhados pelas poças que haviam pelo caminho da trilha, mas fui encorajada por um amigo que vinha atrás e continuei. Chegamos no Abrigo Açu e iriamos rumo ao Hércules mas devido ao mal tempo, as neblinas iriam nos impedir de ver o visual irado de lá, então decidimos enfrentar o frio só até os Castelos do Açu. Vai um vídeo com resumo do que foi essa trilha que eu amei fazer.

O Morro Açu é uma área muito frequentada por montanhistas no Rio de Janeiro. No caminho há cachoeiras e mirantes. O Açú é uma sequência de pedras com formato de peixe (uns dizem tartaruga) e nesse local é possível acampar ou dormir no abrigo do parque onde há beliches, bivak com banho quente (só 5min por R$5 e fogão/utensílios para você fazer seu jantar...) Os montanhistas de plantão acham esse trecho um dos mais pesados da região, mas é possível fazer em 6 horas de ida e 5 de retorno. Detalhe: o Açú é a primeira parada também para a travessia Petrópolis/Teresópolis Após acampar no Açu, a dica é sair às 4h da manhã para admirar o nascer do sol nos Portais de Hércules.

Gente vocês não tem noção, esse lugar é simplesmente UM SONHO quando o tempo está bom. Segue uma foto que peguei de um vídeo de trilheiros, no mesmo lugar no qual passamos, onde estava muito vento e nublado..

Como chegar:- Em Petrópolis, pegar o ônibus terminal Corrêas, e lá pegar o ônibus Bonfim. Descer no ponto final e seguir o mesmo caminho do Alcobaça prestando atenção às placas para Cabanas do Açu. Seguir até uma bifurcação onde pega-se à direita (a estrada que sobe) , e a esquerda atravessa o rio e vai dar nas Cabanas do Açu.

Caso não conheça a trilha, pode-se perguntar aos locais qual é a trilha para o Paraíso, ou Morro Açu, ou Cachoeira Véu da Noiva. Seguir estrada até o final, e entrar na trilha do Morro Açu. Seguindo por esta trilha, a primeira opção à esquerda, vai dar no Poço Paraíso. A trilha da direita segue para o Morro Açu.

Melhor período: - O inverno é a melhor época do ano para se fazer a subida. No verão, época de chuvas, as trilhas tornam-se muito difíceis, além de existir a probabilidade de tempestades de raios que já acabaram com o camping de muitos aventureiros desavisados .

Parque Nacional - A trilha é uma parte da travessia da Serra dos Órgãos, que é parque nacional. Para fazer, é necessário a permissão do parque e pagamento de uma taxa. Para mais informações, acessewww.ibama.gov.br/parnaso, ou e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br ou ainda pelo telefone (61) 321-7713.

bottom of page