top of page

Diário de uma Surf Trip, Trindade (Paraty) - RJ

Alohaaaaa, galerinhaa!!!

Hoje vou contar um pouco sobre como foi minha surf trip pra Trindade.

Pra quem não conhece, a Vila de Trindade fica situada no município de Paraty, a apenas alguns minutos do centro histórico, no estado do Rio de Janeiro. É uma região muito tranquila, onde a natureza preservada é o principal atrativo, um dos poucos locais no país onde ainda existe uma grande faixa da Mata Atlântica intocada com suas árvores nativas, cachoeiras e fauna abundante. As praias mais próximas a vila são a do Cepilho, a Praia de Fora, dos Ranchos e a Praia do Meio. Já a praia e a piscina natural do Cachadaço são mais distantes, que da pra fazer em aproximadamente 1 hora de trilha, saindo da vila. Outros atrativos naturais como a Cachoeira do Pontal e a Pedra que Engole também valem a visita. Assim podemos definir Trindade como um destino turístico para quem não liga para requinte e prefere o contato rustico com a natureza. Na vila não há caixa eletrônico de banco e o posto de gasolina mais próximo fica a cerca de 11 km na estrada, sentido Paraty.

Antes de chegar na Vila de Trindade nós paramos na Vila Histórica de Mambucaba, localizada na divisa de Angra com Paraty, para conhecer o local.

Praia do Cepilho - É a primeira praia que avistamos na estrada para Trindade. Ponto de encontro de surfistas, e a preferida por apresentar boas ondas. Tem lugar para estacionar e um barzinho para se refrescar. Quando chegamos, foi a primeira praia que corremos para conferir, mas o swell tinha acabado de entrar e as ondas estavam storms DEMAIS, não tinha um na água. O inusitado é que os ônibus (ou os carros também) têm que passar por um pequeno curso de água, que deságua na praia. Já é uma ideia de que o lugar é rústico.

Praia de Fora - é uma extensa praia que vai da Praia do Cepilho até a Praia dos Ranchos.

Praia dos Ranchos- Vizinha da Praia de Fora, a Praia dos Ranchos costuma ficar bem mais cheia que todas as outras de Trindade, ela percorre toda a extensão da vila de Trindade.. Geralmente está lotada e é indicada para quem quer maior estrutura e mais conforto. Possui diversos quiosques e restaurantes, alguns com som ambiente e outros com música ao vivo. É um local para quem quer sentar e matar o tempo, enquanto come e bebe algo.

Praia do Meio - Essa linda praia deve ser a mais procurada de Trindade, de águas calmas, cristalinas e uma larga faixa de areias brancas é muito boa para o banho, e no feriado foi a que mais ficou cheia. A praia está localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Apesar da praia do Meio ser bonita, optamos por seguir direto a trilha para a praia do Cachadaço.

Praia do Cachadaço (ou Praia do Caixa d'aço) - As águas são azuladas e lindas e não são tão calmas quanto no mar da Praia do Meio, pois possuem mais ondas, mas ainda assim não chega a ser muito perigoso. Foi a primeira praia que surfamos, e a que mais aproveitamos.

Piscina Natural - A água é cristalina em uma área rasa, formada por rochas que criaram uma bela piscina.

Importante: logo no início da trilha que liga a Praia do Cachadaço à Piscina Natural há uma fonte de água doce, onde é possível beber água e se refrescar. A Piscina Natural é um ótimo lugar para mergulhar com peixes e admirá-los mesmo da superfície, em locais bem rasos, sem ajuda de óculos de mergulho. Ainda assim, um óculos pode engrandecer bastante sua visita. Se puder leve um ou alugue por lá por R$ 10,00 a hora.

Pedra que engole - O primeiro desafio foi encarar a água geladíssima da cachoeira. Depois de criar um pouco de coragem, o segundo desafio é de fato ir entrando no buraco, com medo de escorregar muito bruscamente ou mesmo de cair num lugar onde você não sabe o que vai acontecer. Você entra numa galeria, que fica embaixo da pedra, e cai numa piscina baixa e toda fechada. Ali então é só engatinhar pela galeria para fora da pedra e encontrar a saída.

Praia Brava - é alcançada através de uma trilha que começa ainda na estrada, antes de chegar na Vila de Trindade. Boa pro surf, e também é uma praia de nudismo.

Trindade é simplesmente um lugar de paz. Perfeito para ir com a família, com os amigos, bom pros aventureiros, surfistas, amantes da natureza, quem gosta de sossego... Um paraíso para todas as idades e gostos!

Ahh.. pra galerinha AMANTE da Bola de Neve, lá tem!!! Nós vimos um grafite com a logo da igreja e descobrimos onde rolava o culto. Vale muito a pena ir, vibe boa, galerinha máximaaaa, puro surfff!!

Essa viagem nos proporcionou experiencias incríveis, indescritíveis. Momentos muitas vezes são inexplicáveis, a VIBE é algo que infelizmente não conseguimos compartilhar com precisão. A certeza que damos é: VOCÊ VAI AMAR!!

Conhecemos muitas pessoas, lidamos com diferentes modos de viver, outras realidades e formas de pensar.

Um Salve pros meus amigos de trip, que são tão apaixonados pela natureza e mar quanto eu: Rafael e Juan!!

Sente a vibe:

FOTOS DA TRIP:

bottom of page